Saltar para o conteúdo

Veja como fortalecer o sistema imunitário com meditação

A meditação te ensina a se concentrar de modo que sua mente e corpo entram em sintonia e você passa a se energizar com a força vital da vida.

Veja como fortalecer o sistema imunitário com meditação

Isso traz não somente disciplina, desempenho e foco, como também pode ser um tratamento para diversos problemas. Ela te coloca em contato com a sua força interior, e isso pode te ensinar a trabalhar com a imunidade.

Isso mesmo, a meditação pode fortalecer seu sistema imunitário, mas se você não sabe como isso funciona, entenda por meio deste artigo as propriedades curativas da meditação.

A meditação como terapia

Por ser uma técnica de relaxamento, criada para acalmar o corpo, a meditação acaba diminuindo níveis de estresse, ansiedade e depressão.

Ela desacelera um pouco o metabolismo, diminui a frequência cardíaca e melhora características fisiológicas.

Esses tipos de coisas – como estresse e mente inquieta – podem causar uma vulnerabilidade no corpo, como maior propensão e risco de infecções e doenças.

Como a meditação trata esses problemas, a imunidade acaba ficando livre funcionando melhor.

Comprovado por estudos na Universidade da Califórnia, pessoas que praticam meditação com regularidade tendem a ter a imunidade fortalecida em relação àqueles que não possuem uma fonte de relaxamento em seu dia a dia.

Além disso, a meditação auxilia a desenvolver melhor algumas áreas do cérebro, o que também contribui para efeitos sentidos no organismo.

Mindfulness, estresse e imunidade

Você sabe como estas três coisas podem estar interligadas? Já é um consenso no âmbito científico que os altos níveis de estresse prejudicam a imunidade.

Isso porque os sistemas imunológico, nervoso e hormonal estão interligados. Logo, um desequilíbrio em algum deles pode representar pioras no outro.

O Mindfulness, por sua vez, representa o ato de meditar, e corresponde ao nome usado para a técnica de organização dos pensamentos.

Ele ajuda a equilibrar o sistema nervoso e disciplinar a parte do cérebro que gera as preocupações e o estresse. Logo, com os níveis de estresse controlados e mantidos baixos, a imunidade não sofre mais com desequilíbrios.

Então, o Mindfulness acaba resultando em uma perceptível resposta imunológica mais rápida e mais fortalecida.

Benefícios do Mindfulness e da meditação para a saúde

Alguns efeitos dessas técnicas de terapia que são notáveis para a saúde são:

  • Menos sintomas de estresse e ansiedade;
  • Aumento de satisfação e desempenho profissional e pessoal;
  • Diminuição da insônia e depressão;
  • Maior sensação de bem-estar e autoestima elevada;
  • Criatividade, memória e inteligência mais estimuladas e funcionando com mais intensidade;
  • Fortalecimento do sistema nervoso e imunitário;
  • Redução da pressão arterial e dores musculares ou de cabeça;
  • Diminuição da necessidade de consumo do tabaco e do álcool, devido á menor necessidade de preencher vazios ou diminuir a ansiedade.

Tudo isso já foi estudado e comprovado por estudos que simplesmente analisaram um grupo de pessoas praticantes de meditação em oposição a um grupo de pessoas que não tem essa prática em sua rotina.

Quase 100% das vezes, as pessoas que praticam essa terapia apresentam respostas a algum tipo de problema que estava sofendo.

Portanto, é possível afirmar que a meditação pode fortalecer o sistema imunológico e tratar de várias enfermidades, inclusive mostrando melhoras em quadros dados como irreversíveis, como o câncer.

Então, se você procura aprender a meditar para tratar de algum problema ou doença, você pode ter certeza que ela vai lhe trazer bons resultados.

Não se esqueça que é a prática regular e frequente que vai proporcionar efeitos de verdade. Afinal, a meditação é um processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *