Saltar para o conteúdo

Meditar á noite para dormir bem

A meditação é o remédio para todos os problemas do sono. Meditar a noite para dormir bem pode ajudá-lo a se preparar de verdade para o descanso, colocando preocupações de lado.

Meditar á noite para dormir bem

As técnicas para meditar a noite funcionam melhor quando são feitas imediatamente antes de dormir, em um ambiente calmo e tranquilo. No entanto, você também pode praticá-las várias vezes ao dia.

Se você puder manter seus níveis de estresse sob controle durante o dia, você certamente dormirá melhor à noite. Saiba mais sobre o assunto e confira técnicas para meditar a noite com sucesso.

Meditar a noite através da meditação mindfulness

Concentrar-se em diferentes aspectos da sua vida antes de ir para a cama pode ajudá-lo a descansar, mas apenas se conseguir deixar esses pensamentos fluírem de forma calma e tranquila.

Concentre-se em um problema em sua vida e depois deixe-o ir. A principal experiência de aprendizado, aqui, é deixar ir.

- Para algumas pessoas, pode ajudar escrever seus sentimentos em um diário durante o dia. Por 15 minutos, pegue os problemas que passam pela sua cabeça à noite e escreva-os.

Então, pelos próximos 15 minutos, faça um plano e anote-o. À noite, quando as luzes estiverem apagadas, você não poderá fazer nada sobre isso, mas ao processar as coisas durante o dia, você pode.

Imaginação guiada

Algumas pessoas imaginam cenas calmas para ajudá-las a relaxar no final do dia. Não há regras sobre o que você deve imaginar, desde que seja calmante.

Embora as nuvens, o oceano, as praias e as montanhas sejam escolhas comuns, você pode se concentrar em algo geral ou específico, se desejar.

- Escolha um lugar que pareça seguro e, usando sua imaginação, convide um ou todos os seus sentidos para explorá-lo. O cérebro nem sempre sabe a diferença entre fingir e ser real.

Se você assistir a um filme de terror, você pode ficar com medo de verdade, como se você imaginasse algo vívido o suficiente.

As imagens guiadas podem ser feitas sozinhas ou com um especialista, como um médico do sono, um terapeuta cognitivo-comportamental ou um hipnoterapeuta.

Você precisa imaginar algum lugar confortável e pacífico, e não há lugar específico que tenha que ser pacífico para todos.

  • O oceano pode parecer pacífico para uma pessoa, mas traumático para outra, por exemplo.

Respiração abdominal para meditar a noite

Respirar com foco em seu abdômen e colocar sua atenção nessas respirações pode ajudá-lo a relaxar, tanto durante o dia quanto na cama à noite.

Algumas pessoas podem buscar fechar os olhos ou ouvir uma música suave enquanto se concentram em sua respiração a fim de meditar a noite.

  • Enquanto você estiver sentado ou deitado na sua cama, tente colocar as mãos na sua barriga.
  • Quando você respira e expira, suas mãos podem se mover suavemente. Concentrar-se nesse movimento tira sua mente de seus pensamentos e de seu corpo.
  • Você pode se distrair e se deixar levar para um lugar diferente, garantindo que o sono venha.

Contagem decrescente

Enquanto estiver deitado na sua cama, olhe para cima, buscando fazer um pouco de tensão nos olhos – o que relaxa você.

Busque por uma respiração abdominal e segure-a nos pulmões. Na expiração, deixe todo o seu corpo relaxar. Repita uma ou duas vezes.

Você pode, então, tentar imaginar-se descendo um lance de escadas ou uma colina suave, contando a partir de 10 ou 20, e com cada número significando seu movimento para um degrau mais baixo.

Exale a cada passo imaginário.  Você também pode tecer várias das técnicas acima descritas juntas. Então, durma bem a partir de hoje com a ajuda das práticas para meditar a noite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *