Saltar para o conteúdo

Meditação para emagrecer

A meditação foi descoberta como uma ferramenta de auxílio ao corpo promovendo a saúde e bem-estar. Entre elas encontra-se a meditação para emagrecer, como sugere, é uma meditação que auxilia no processo de redução de peso.

Meditação para emagrecer

Além de ser um método natural que não demanda muito tempo, possui muitas outras vantagens ao decorrer do tempo em que é praticada. Sua pratica precisa envolver muita dedicação, foco e animo.

Apesar de haver resultados através dessa meditação, ela deve ser combinada a um estilo de vida saudável, que inclui a ingestão frequente de alimentos naturais, hábitos que promovem saúde alimentar e de preferência a pratica de algum exercício físico.

Como funciona

A meditação em si funciona como um anti-stress que obtém grandes resultados. Quando nosso corpo se encontra em um estado de estresse, é como se ele se sentisse ameaçado.

Quando isso acontece, nosso mecanismo de defesa natural é ativado, fazendo com que haja produção de algumas substâncias, como a adrenalina e cortisona, que diminui a queima de gorduras.

O cortisol, uma das substâncias eliminadas durante esse processo além de multiplicar celular de gordura, que são utilizadas como energia no organismo, ele desregula a vontade de se alimentar.

E após esse processo o corpo sente uma necessidade, como se precisasse repor toda a energia gasta. Uma forma de compensação. Por isso que a redução de estresse é um dos principais fatores quando se pensa em emagrecer.

Outro fator, que é possível reduzir através da meditação é a ansiedade. Muitas pessoas que querem emagrecer possuem aquele habito de se alimentar em excesso quando se sentem ansiosos.

Como a meditação auxilia no relaxamento do corpo, ela pode ocasionar a melhora na qualidade do sono, que está diretamente ligado ao metabolismo.

Durante o sono, as gorduras armazenadas são usadas para manter o corpo em funcionamento enquanto dormimos, por isso há o aumento do metabolismo.

Métodos e prática

Assim como a alimentação, a meditação para emagrecer deve ser feita todos os dias. O praticante precisa utilizar de toda dedicação e foco possível apesar de ser uma prática simples.

Mas manter-se concentrado é uma das dificuldades que mais afeta a quem opta por utilizar esse método. Com a correria do cotidiano, as pessoas enfrentam uma grande dificuldade em depositar atenção em apenas uma tarefa.

Para isso há algumas dicas para praticar de forma eficaz que favorece os resultados:

  • No momento da pratica distanciar-se de aparelhos eletrônicos, como TV, celulares e computadores. Já que é mais fácil se concentrar quando não se está entre muito barulho ou quando se está recebendo mensagens.
  • A meditação pode ser feita durante a realização de uma tarefa, contanto que você preste total atenção a ela. Por esta razão, muitos dos praticantes optam por fazer a meditação em um lugar e tempo reservado. Assim se dedicará apenas a ela.
  • Na hora de se alimentar focar seu pensamento na real necessidade do seu corpo, evitando comer para compensar o gasto de energia.
  • Manter um horário para comer também é uma boa ideia, assim não cairá na vontade de comer compensando o tempo que ficou sem comer.
  • Desenvolver a percepção da comida, quando comer procurar sentir o sabor, o cheiro, para que seu cérebro compreenda que você está se alimentando.
  • Durante a alimentação, também, é importante manter o foco nela sem distrações. Você perceberá se esta mastigando direito, o que facilita muito na hora da ingestão do alimento.

Resultados

 Se houver o compromisso com o objetivo a ser conquistado e uma alimentação balanceada, através da meditação para emagrecer, os resultados serão perceptíveis a partir da oitava semana. É um processo que vale a pena tentar, já que não demanda um alto investimento nem de dinheiro ou de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *