Saltar para o conteúdo

Meditação para crianças

Hoje em dia a meditação se tornou uma prática comum. Apesar de poder ser praticado em todas as idades são poucas as crianças que possuem conhecimento sobre a prática da meditação para crianças.

Meditação para crianças

A meditação na vida das crianças ainda é uma novidade, principalmente para os pais.

Neste ano foi introduzido em algumas creches públicas a meditação para as crianças. Tendo apresentado resultados significativamente bons não só para as crianças quanto para os responsáveis e os professores.

Benefícios pela meditação para criança

É possível observar que a meditação para as crianças possui muitas e diferentes vantagens que se manifestarão se praticada diariamente e com regularidade por elas.

Podemos citar entre elas que a meditação pode:

  • Permitir um autoconhecimento.
  • Auxilia a criança na formação de sua personalidade.
  • Equilibra seus sentimentos e energias, consequentemente deixando elas em um estado mais calmo.
  • Evita o estresse da criança.
  • Alivia a ansiedade.
  • Melhora a qualidade de sono.
  • Produz um relaxamento físico e mental.
  • Reduz agressividade.
  • Terá mais facilidade na concentração.
  • Aumentara sua cognição.
  • Será minimizado o risco de TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).
  • Ajudará a criança a lidar melhor com seus sentimentos de frustrações, medo e raiva.
  • Demonstrará mais respeito com o próximo.

Isso pode ser considerado, atualmente, como um novo método de educação para os filhos. Para que futuramente, essas crianças venham a se tornar adultos com mais saúde e empatia pela vida uns dos outros.

Visto que nos dias de hoje, transtornos de raiva, crises de ansiedade e cada vez mais e mais casos de depressão são diagnosticados. Essa prática se aplicada as crianças de hoje pode alterar diretamente no comportamento das gerações futuras.

Como introduzir a meditação na vida da criança

Quanto mais cedo a introdução da pratica de meditação na vida da criança melhor será a familiarização dela. Ela se adaptando a prática como um hábito diário tornará mais fácil para que ela continue a pratica conforme for crescendo.

A partir dos dois ou três anos, a criança já tem um entendimento proveitoso para a prática da meditação. Porém é importante que você perceba o nível de concentração que a criança apresenta.

Se ela for capaz de prestar atenção em uma história, por exemplo, já poderá ser introduzida a ela a meditação para crianças.

Mas, ao ensina-la deve ter em mente que se trata apenas uma criança, que ela não ficará, de maneira alguma, sentada quieta por mais de cinco minutos meditando. Então é preciso que o tempo da criança seja respeitado, assim como a maturidade da mesma.

Uma dica de didática ensinada por um professor de Yoga é falar sempre pausadamente e com calma com a criança, ensinando algumas orações a ela.

E como técnica de respiração peça a ela que encha um balão de ar e depois o solte, e repita esse processo. Crianças aprendem melhor através de atividades, então quanto mais a metodologia for ativa mais ela aprenderá e mais interesse ela demonstrará.

Por que ensinar a pratica de meditação para crianças?

Se as vantagens citadas não o convenceu quanto a necessidade da introdução da criança a meditação, um grande motivo é que você pode praticar junto com seu filho ou filha, criando uma aproximação entre vocês. Uma conexão e intimidade muito maior.

O tempo investido com a prática de meditação para crianças será pouco quanto a proximidade e o elo que criará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *