Saltar para o conteúdo

Meditação para iniciantes

Você certamente já ouviu falar sobre as grandes coisas que a meditação pode fazer por você: ajudar a relaxar a mente, acalmar o corpo, trazer paz interior... Aposte na meditação para iniciantes.

Meditação para iniciantes

As metas acima citadas certamente estão ao alcance da meditação, mas é importante lembrar que ela é um processo sem fim. É dentro do processo e treinamento da meditação para iniciantes que encontramos relaxamento e paz.

De certa forma, essa busca nunca está realmente terminada. Assim como acontece com qualquer novo hobby, seus primeiros passos no mundo da meditação provavelmente serão intimidantes.

Por isso, foram separadas diversas dicas que podem ajudar você na hora de apostar na prática de meditação para iniciantes. Conheça-as.

Não tenha pressa ao iniciar a prática de meditação para iniciantes

Entenda que isso pode não ser fácil, especialmente no começo. Na verdade, você pode até achar que é cansativo.

Ao contrário da maioria dos hobbies ou habilidades, a meditação e a atenção plena nem sempre têm um objetivo claro a ser visto quando ela for realizada.

De fato, a maioria das pessoas que estão começando a meditar dizem que o maior esforço no início é simplesmente reservar o tempo para isso todos os dias. Saiba como conseguir isso.

O básico sobre a meditação para iniciantes

É perfeitamente normal encontrar resistência nos estágios iniciais de sua prática de meditação para iniciantes.

Seja realista com seus objetivos e não espere ter experiências de meditação que mudem sua vida do dia para a noite. Sua mente é um músculo. Comece devagar e de forma constante para não desanimar.

- Se você está se sentindo sobrecarregado ou inseguro em relação a onde começar, não se desespere.

- Muitas formas tradicionais de meditação começam exatamente da mesma maneira, e você pode começar a praticar com muito pouco estudo ou preparação.

Os passos abaixo descrevem uma prática de meditação muito básica. Comece usando eles por algumas semanas.

Passo a passo para a prática da meditação para iniciantes

  • Sente-se confortavelmente. Escolha uma cadeira, sente-se no chão ou até mesmo em uma almofada. Apenas certifique-se de estar confortável - manter as costas retas é um ótimo truque para centralizar seu corpo.
  • Defina um alarme. Para iniciantes, recomenda-se começar apenas com 10 minutos por sessão.
  • Respire profundamente pelo nariz. Após algumas respirações, feche lentamente os olhos e continue respirando.
  • Concentre-se nas suas sensações físicas. Pense em como seu peito fica quando ele incha e diminui a cada respiração. Como seus pés tocam o chão? Você sente o ar ao seu redor pressionando sua pele?
  • Conte suas respirações enquanto elas sobem e descem até o cronômetro tocar. Quando você atingir 10 respirações, comece no início. Isso dará à sua mente algo para se concentrar e para evitar distrações.

É perfeitamente natural que outros pensamentos entrem e saiam de sua mente enquanto você está meditando.

Porém, qualquer que seja a distração, a melhor maneira de lidar com isso durante um estado de meditação para iniciantes é reconhecê-la e suavemente trazer seus esforços de volta à sua respiração.

Não rotule os seus pensamentos ou distrações como bons ou ruins; eles são simplesmente fragmentos da sua consciência - e isso é perfeitamente normal.

Conclusão

Recomenda-se o uso estas etapas para iniciantes absolutos. As habilidades associadas à atenção plena, à respiração e ao gentil reconhecimento dos pensamentos que passam pela sua mente são componentes essenciais de formas mais avançadas de meditação.

Pense neste tipo de prática básica de meditação para iniciantes como um condicionamento para métodos mais avançados posteriormente.

E, se esses dez minutos por dia lhe trouxerem alegria, faça deles uma rotina! Não há nada errado com uma rotina constante de respiração de dez minutos todos os dias, pelo contrário. Aposte na meditação para iniciantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *