Saltar para o conteúdo

Importância de ter um diário da gratidão

A importância de se ter um diário de gratidão é simples. Energia positiva atrai acontecimentos positivos e te enche de boas energias. Da mesma forma quando reclamamos, as coisas ficam piores e você sente sua energia sendo sugada.

Importância de ter um diário da gratidão

Ter um diário já é importante para desabafar e para guardar lembranças detalhadamente, já que um dia elas serão apenas lembranças superficiais até se apagarem de vez da memória.

O diário de gratidão, entretanto possui um significado maior. Um diário de gratidão te fará lembrar e sentir todas as vezes que você se sentiu grato por um acontecimento ou alguém em sua vida. Te mostrará o verdadeiro valor das coisas em sua vida.

O que é um diário da gratidão

O diário da gratidão é um diário em você pode agradecer por tudo que sente vontade. Desde as coisas mais simples e pequenas até as mais extraordinárias

A única regra para escrever no diário da gratidão é realmente ser grato. Porque quando você ler, você se sentirá da mesma forma que sentiu quando escreveu. Mas se você escreveu apenas por escrever não sentira a mesma energia.

Motivos para ter um diário da gratidão

O diário de gratidão abrirá as portas de sua mente. Tanto para os acontecimentos positivos que há de vir quando para sua criatividade.

Você se perguntar, mas como um diário pode me deixar criativo? O diário da gratidão faz você com você procure motivos ao decorrer do seu dia a se sentir grato.

Caso não tenha, você irá atrás de vivências que te trarão experiências, mesmo podendo ser uma experiência negativa você poderá ser grato, pois tirará alguma lição.

Além de se sentir grato, o diário tem como função subjacente aprender a demonstrar a gratidão em forma de atitude. Nesse caso a escrita. Mas nada impede que você demonstre a gratidão para as pessoas do seu dia a dia.

Outro motivo seria a criação do hábito e desenvolvimento da escrita. Estudos comprovaram que pessoas que escrevem antes de dormir tendem a ter uma noite de sono melhor.

Como manter um diário de gratidão

É comum alguém começar uma atividade diária e parar. Isso acontece muito com os diários. Mas para que ele realmente tenha um papel importante ele tem que ser mantido por um longo período.

Para manter a escrita em dia basta seguir essas dicas, e você jamais se esquecerá de registrar sua gratidão:

  1. Se imponha uma quantidade de metas de agradecimento para seu dia. Por exemplo, agradecer sempre três coisas por dia, ou ir aumentando gradualmente os motivos de gratidão.
  2. Se organize, tenha um horário reservado para escrever em seu diário. A escrita é uma forma de meditação, que você reavalia todo o seu dia. Segundo pesquisas, o melhor horário para escrita é logo após acordar ou antes de dormir.
  3. Seja criativo. Se achar mais interessante escreva cada gratidão em um pedaço de papel, dobre e vá juntando em um pote. Quando você precisar de uma energia positiva é só escolher um dos papeis lá guardado!

Pode parecer um costume infantil a se adquirir, mas vale a pena tentar, no fim do diário você se surpreenderá o quanto pode ser grato.

E o quanto sua vida é boa com você, mas por você esquecer esses momentos acaba não dando valor quando eles acontecem. Por isso é a importância de se ter um diário de gratidão. Aprender a ser grato e lembrar as vezes que se sentiu gratidão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *