Saltar para o conteúdo

Como meditar em casa

Já é de conhecimento de muitas pessoas que a meditação traz diversos benefícios para saúde, o corpo e a mente. Por esta razão muitas pessoas vêm aderindo a prática. Está prática pode ser usada para vários objetivos, emagrecimento, melhoramento da cognição entre outros.

Como meditar em casa

Por ser simples e fácil pode ser feita no aconchego do lar. Aliás, que lugar seria mais confortável que a própria casa? Essa meditação pode ser praticada por pessoas de qualquer sexo, idade e o melhor leva o tempo que cada pessoa achar necessário para sentir o efeito da prática.

Mas meditar em casa pode não ser tão simples quanto parece devido as distrações nela encontrada, como por exemplo, as tarefas domésticas, a família, o telefone, a TV e outras possíveis intervenções. A seguir terá algumas dicas para uma meditação em casa correta.

Dicas para meditar em casa

  1. Quando for praticar a meditação em casa, procure se afastar de tudo e qualquer coisa que possa te causar distração. Assim será mais fácil de manter a concentração por um período de qualidade que seja suficiente.
  2. Escolha um local da casa que você se sinta à vontade e que ao mesmo tempo seja um lugar quieto, que não possua barulhos como a vizinha gritando ou carros passando e buzinando. Se o local possuir uma passagem de ar puro, melhor ainda.
  3. Pratique a meditação pelo menos uma vez ao dia. É interessante praticar ou ao acordar, pois você estará calma e precisará de energia para as atividades do dia e o outro momento seria exatamente após toda correria do dia para garantir um boa noite de sono.
  4. Após achar o lugar ideal, agora é a hora de achar a posição confortável que garanta a circulação do ar. Quanto mais aberto o local melhor, assim você sentira o ar puro em seus pulmões.
  5. Você precisará também de um objetivo, ou seja, um mantra para direcionar sua atenção. Apesar do “om” ser o mais o conhecido, você pode emitir sons que mais te acalme. Pode ser através de imagens ou até mesmo a sensação do vento. Totalmente ao seu critério.
  6. Agora tudo que você necessita é foco. Focar na sua respiração. No controle da mente e da entrada e saída do ar. Sinta a expansibilidade do seu tórax e elimine todo o ar. E, claro, foque também no seu mantra.
  7. Caso seu pensamento se devaneie com pensamentos adversos, não se deve tentar obriga-lo a não pensar. Deixe que o pensamento flua e saia assim como chegou, sozinho. Sem força-lo.

Frequência para praticar a meditação em casa

A pratica da meditação, sendo feita em casa ou não, deve ser exercida pelo menos duas vezes ao dia. Todos os dias.

Assim, será garantido do alcance dos objetivos e benefícios desejados.

Quais os benefícios para a saúde

Após um tempo diário de prática você poderá perceber:

  • Uma maior facilidade em se concentrar e como consequência um rendimento melhor em suas atividades.
  • Um saberá controlar melhor seus pensamentos e terá maior clareza quantos as situações que lhe rodeia.
  • Uma qualidade melhor em sua respiração.
  • Devido a melhor oxigenação do sangue, naturalmente, haverá o controle da pressão artéria.
  • Com o estresse reduzido o açúcar do sangue estará controlado, ou seja, para aqueles que sofrem de glicemia alta e diabetes esse é um ótimo método para auxiliar em seu tratamento e manutenção da saúde.

O resultado alcançado por cada um dependerá da vontade, do foco durante a pratica e da persuasão em manter um hábito regular. A meditação em casa, para alguns, o inicio pode ser muito difícil, mas se continuada valerá a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *