Saltar para o conteúdo

Arte de respirar

Reservar um tempo para a pratica da arte de respirar é fundamental para ter uma qualidade na respiração. O ato de respirar, por ser involuntário, acaba sendo apenas mais um mecanismo do corpo para o dia a dia.

Arte de respirar

Pelo fato da respiração ser necessária para a vida, ela está diretamente relacionada a saúde. No caso de maratonistas, por exemplo, precisam de um controle respiratório adequado para poder concluir seu percurso.

Isso se dá devido a demanda de oxigênio que o corpo carece para manter o equilíbrio de seu funcionamento. Já foi testado e comprovado que, a arte de respirar do modo correto auxilia no bem-estar em geral de uma pessoa.

Para quem é indicado a arte de respirar?

A arte de respirar não só pode mas deve ser praticado por todos. Pela respiração ser indispensável a todos os seres vivos, todos aqueles que possuírem uma respiração de qualidade serão beneficiados.

Porém, pessoas identificadas com problemas de asma, pressão arterial elevada e problemas emocionais verão, com clareza, os resultados da pratica da arte de respirar.

Como a arte de respirar atua no corpo?

Não é novidade para ninguém o funcionamento do mecanismo de respiração. Você inspira o oxigênio (O2) que será levado até o pulmão e em seguida será expirado o ar que foi transformado em dióxido de carbono (CO2).

A arte de respirar tem por objetivo o aproveitamento máximo do oxigênio e do sistema respiratório. Juntos, eles permitem que O2 seja levado com mais abundancia e eficácia o que causa o melhor uso dele nos tecidos do organismo.

Mas, devido a correria do cotidiano nossa respiração acaba sendo escassa de oxigênio, fazendo com que, consequentemente, haja um aceleramento no processo de respirar, causando possíveis alterações no pH sanguíneo e ocasionar problemas subsequentes.

Como realizar a pratica da arte de respirar?

Como dito anteriormente esta arte pode ser praticada por qualquer um. E, também, em qualquer lugar.

  • Inspirar o ar profundamente de modo que você sinta toda a expansão do seu pulmão.
  • Dar uma pausa de segundos com esse ar em seu pulmão.
  • Em seguida, expirar calmamente todo o ar inspirado.
  • Dar outra pausa de segundos e repetir o processo.

Você perceberá que além de se acalmar, praticando algumas vezes ao dia, a arte de respirar se tornará automática. Quando você menos perceber estará respirando melhor sem precisar se concentrar totalmente a isso.

Mesmo assim deve ser reservado um tempo para prestar atenção em sua respiração já que através dela é possível identificar possíveis doenças.

Há também outros métodos para a pratica da arte de respirar, podendo ser feita através de exercícios como a ioga, natação pilates, corrida entre outros.

Benefícios de praticar a arte de respirar

Como mencionado anteriormente a arte de respirar bem traz consigo alguns benefícios para a saúde. Sendo eles:

  • Ajudar no combate da ansiedade e depressão, pela respiração possuir a capacidade de oferecer calma ela ameniza alguns sintomas causados por essas doenças.
  • Para pessoas que possuem pressão arterial elevada, respirar da maneira certa fará com que as substâncias relacionadas ao aumento da pressão e da temperatura sejam eliminadas.
  • Por ter uma melhor oxigenação nos tecidos, a arte de respirar é capaz de beneficiar a regeneração celular e liberar substâncias contra a intoxicação da mesma.
  • Melhora no sono, consequentemente havendo um desempenho de atividades melhorado.
  • Auxilia a perda de peso, além da respiração gastar energia corporal ela também interfere quanto a quebra de gordura.
  • Garante a expansibilidade do pulmão.
  • Assiste na correção da postura.

Mas o maior benefício encontrado, pela pratica da arte de respirar, é a manutenção da saúde e bem-estar que promove a prevenção de doenças ou seu agravo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *