Saltar para o conteúdo

Aprenda a controlar seus pensamentos

Alguns distúrbios mentais podem gerar dificuldades de reorganização do pensamento. Então, pode ser difícil agir e tomar decisões, quando tudo parece confuso dentro da sua mente.

Aprenda a controlar seus pensamentos

O importante é não se desesperar e encontrar formas de resolver sua ansiedade, depressão ou outro problema que te impeça de pensar com clareza e controle.

Algumas terapias trabalham com isso, e a meditação é uma delas. Aprenda como ela funciona.

Por que pensamos?

Primeiramente, o ser humano é um ser racional. Ou seja, nascemos com a capacidade de articular ideias e pensamentos. Então, é por isso que pensamos. Mas por que nossos pensamentos podem ficar desorganizados?

Alguns distúrbios ou doenças mentais podem ser a causa de um fluxo de pensamento desenfreado, que pode gerar sensação de prisão ou sufocamento. As principais delas são a depressão e a ansiedade.

Se você sofre com alguma delas deve saber do que se trata. É quando seus pensamentos deixam de seguir uma ordem ou relevância lógica, e você acaba acumulando muitas preocupações num ritmo frenético.

Isso pode ser perigoso e provocar ataques de pânico. Por isso é interessante aprender a controlar esse fluxo e não deixar se submeter aos distúrbios que você possui – saiba que é possível curá-los.

O que configura um distúrbio?

Um distúrbio ou doença mental pode ser um quadro de depressão ou ansiedade de qualquer nível. Outras doenças também causam distúrbios no pensamento e na mente, mas esses dois quadros são os principais e são os que mais agravam a falta de equilíbrio.

Você pode perceber a influência da ansiedade sobre o controle dos seus pensamentos quando detectar sentimentos de pânico, euforia, sufocamento, etc.

Esses sintomas indicam que provavelmente seu equilíbrio do fluxo de pensamentos vai mal. Você pode se sentir exausto de tanto pensar ou de tanto cultivar preocupações. Você se sente tenso e desconfortável.

Com a depressão, é um pouco ao contrário. Você continua com uma série de preocupações se acumulando, mas ao invés da euforia você sente um profundo desânimo. E isso te impede de raciocinar muitas vezes.

Para ambas as doenças existe cura e tratamento, e é bastante acessível de aprender.

Como pensar com mais clareza usando meditação?

Se você não sabe quais os benefícios da meditação para o controle do seu fluxo de pensamento, aqui vão alguns deles:

  • Com a meditação, você aprende a focar e redirecionar a sua atenção para o seu corpo ou para o ambiente em volta. Isso te ajuda a alcançar um estado de calmaria;
  • Meditar ajuda a ponderar pensamentos úteis e banais, assim você consegue filtrar aquilo que está te fazendo mal e pode aprender a se libertar de preocupações desnecessárias;
  • A prática da meditação te ensina a pensar com mais clareza, pois exercita a mente e o sistema nervoso. Ela te proporciona um estado de relaxamento que é essencial para pensar
  • Meditar cura doenças e ajuda a resolver preocupações. Assim, você pode tratar de coisas diferentes a cada sessão, e todos os dias você se livra de alguma preocupação que a sua ansiedade lhe trouxer para acabar com ela;
  • Meditar pode te fazer mais feliz e te ensina a desapegar daquilo que faz mal. Assim, você aprende a controlar seus pensamentos.

Existem muitos benefícios em meditar, e este é um dos métodos mais eficaz para ter pensamentos mais claros e adquirir o controle sobre seus pensamentos.

Vale a pena experimentar e regularizar essa prática na sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *